Oportunidade a caminho: concessão da BR-381 e o aquecimento da economia

No início de agosto, o Setcemg (Sindicado das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais) e a Fetcemg (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais) apresentaram as propostas dos transportadores para a concessão de 673,82 km da BR- 381/262/MG/ES, em Audiência Pública.

Quais os principais pontos?
As sugestões para a concessão foram construídas a partir da contribuição das associadas e têm como objetivos centrais:

  • Garantir a obrigatoriedade da construção e/ou reserva de áreas para Pontos de Parada/Descanso a cada 100km, em cumprimento da Lei 12.619/2012.
  • Prever áreas de escape, em pontos críticos de descidas longas, e pontos de atendimento, para acidentes com cargas perigosas;
  • Evitar o modelo de concessão por outorga remunerada, pois atrapalha a produtividade do negócio;
  • Tonar a rodovia conectada e segura, por meio de tecnologia intensiva (ITS), com a inclusão obrigatória de radares e balanças rodoviárias;
  • Introduzir sistema de cobrança de pedágio pelo trecho utilizado, com baias exclusivas nos pedágios para cargas fora do padrão;
  • Reduzir a carga tributária como estímulo a redução das tarifas do pedágio.
  • Formar preços da tarifa de pedágio para veículo de transporte por eixo rodante. Assim, eixos suspensos em viagens de retorno de carrocerias vazias estariam isentos de cobrança.

Impactos positivos na economia do interior
A medida deve ampliar e garantir mais segurança das rotas, diminuir os custos para o setor industrial e estimular o turismo nas regiões que contemplam o trecho. Dessa forma, a melhoria das malhas rodoviárias incentiva o desenvolvimento dos municípios e atrai investimentos diversos.
E aprimorar a qualidade das vias impacta também positivamente o nosso compromisso de prestar serviços de transporte com a máxima eficiência, garantindo, assim, a satisfação dos nossos clientes.

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